Testes de HIV são realizados nas unidades básicas de saúde e unidades de saúde da família e no Sepa.
Primeiro de dezembro é o Dia Mundial de Luta contra a Aids e marca o início da campanha Fique Sabendo, em Rio Claro. Durante a campanha, a Fundação Municipal de Saúde amplia a testagem para identificar precocemente o vírus HIV e casos de sífilis.
"É preciso realizar os testes regularmente, o que possibilita o diagnóstico precoce e início do tratamento. Isso garante ao paciente maior qualidade de vida sem as consequências negativas do diagnóstico tardio", observa Gustavo Bellan, que coordena o Serviço Especializado em Prevenção e Assistência para IST/Aids/Hepatites Virais (Sepa). Gustavo acrescenta que, quando o assunto é prevenção ao HIV e sífilis, o uso de preservativo nas relações sexuais continua sendo indispensável.
Ao longo do mês, equipes do Sepa estarão em pontos estratégicos para possibilitar que mais pessoas façam o teste. Na terça-feira (3), às 8 horas o atendimento será no Cead e no dia 13, às 10 horas no Bom Prato.
"Os testes rápidos de HIV e sífilis também serão realizados gratuitamente nas unidades básicas de saúde e unidades de saúde da família", observa Camila Fontana Rovari, responsável pelo setor de atenção primária da Fundação Municipal de Saúde. Os horários variam de acordo com a programação de cada unidade. O Sepa também realiza a testagem, basta entrar em contato pelo telefone 3533-3350. O resultado fica pronto em poucos minutos.
A partir da identificação do caso positivo de HIV, o paciente passa a ser acompanhado por equipe do Sepa e inicia o tratamento. Atualmente, em Rio Claro, cerca de 850 pessoas com HIV realizam o tratamento.